Quem vai te salvar?

João 4.39–42 (NVI)

39 Muitos samaritanos daquela cidade creram nele por causa do seguinte testemunho dado pela mulher: “Ele me disse tudo o que tenho feito”. 40 Assim, quando se aproximaram dele, os samaritanos insistiram em que ficasse com eles, e ele ficou dois dias. 41 E por causa da sua palavra, muitos outros creram. 42 E disseram à mulher: “Agora cremos não somente por causa do que você disse, pois nós mesmos o ouvimos e sabemos que este é realmente o Salvador do mundo”.

O final dessa história é impressionante. Veja a mulher samaritana. Sobre seu estado, N.T.Wright diz que “não havia caminho de volta nem de ida para ela; tudo o que ela podia fazer era viver seu cotidiano e ter certeza de ir ao poço na hora do dia em que não haveria ninguém para escarnecer nem zombar dela”. Antes de seu encontro com Jesus estava completamente perdida e moralmente comprometida por viver a base de muitas paixões. Essa mulher se torna a primeira evangelista para os samaritanos. Isso é incrível!

Interessante que os samaritanos, atendendo as notícias trazidas pela mulher a respeito de um profeta, ouvem Jesus e o reconhecem como o Salvador do mundo e essa é a verdade e quem Ele realmente é.

O detalhe é que tal realidade, quando vista de maneira equivocada, encobre a nossos olhos que Jesus veio para ME salvar. Parece que ao usarmos o termo MUNDO, essa salvação fica mais para os outros do que para nós mesmos. Incrível engano. Sim, Ele é meu salvador pessoal, meu resgatador, meu libertador. Ele pode fazer aquilo que nada e ninguém neste mundo pode fazer, ME SALVAR, já que não tenho essa capacidade e se depender de mim mesmo, continuarei perdido.

Outro problema é a ideia de que essa salvação se dará somente no pós-morte. Isso, quando fechamos nossos olhos pela última vez, aí sim, a salvação acontecerá, e teremos um lugar naquele tão desejado céu. De preferência nos tornando anjinhos com cachos loiros e um par de asinhas. Sim, Jesus nos salvará e redimirá eternamente. Aliás, a ressurreição de Cristo nos garante o mesmo caminho. Eugene Peterson, comentando 1 Coríntios 15:20, diz que Jesus é o primeiro da fila. Ou seja, Ele já ressuscitou e nós logo viveremos essa ressurreição também.

Mas o ponto da minha conversa é lembrar que essa ressurreição já começou e quando temos Jesus como nosso Salvador, essa salvação começa já e agora e não somente quando morremos.

A mulher samaritana foi salva de uma vida sem sentido. Uma vida baseada em relacionamentos incertos, provavelmente tóxicos e com certeza vergonhosos, os quais eram sua tábua de salvação.

Assim somos nós, para nos salvar, agarramos tudo e todos os que aparecem a nossa frente. Sejam relacionamentos, seja a carreira, seja um hobby, seja o ministério, seja um objeto, seja nosso corpo, nosso prazer, seja o que for. Se não vermos Jesus como nosso Salvador aqui e agora, nos apressaremos em agarrar qualquer coisa ou qualquer alguém.

As relações continuarão acontecendo, sempre dentro dos princípios de Jesus e serão incríveis instrumentos de alegria, mas não serão nossa salvação e sim Jesus.

Continuaremos a ser gente, com alegrias, desejos, buscas, metas, trabalho e tudo o mais. O que acontece é a readequação da vida, ou o novo nascimento, me fazendo perceber que posso tudo, mas nem tudo me convém e que viver em Jesus, é a vida que precisamos ter.

Assim, as apostas infundadas acabam. Não ficamos mais testando a sorte para ver se alguém pode nos salvar, encontramos Nele quem procuramos a vida toda e agora, viveremos com Ele essa vida plena. (João 10.10)

Então, é hora de se deixar ser salvo pelo verdadeiro Salvador do mundo, Jesus, o Cristo.

Hamilton Gomes

category:

BÍBLIA,COTIDIANO,DESTAQUE

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

Latest Comments

  1. Obrigado por essa reflexão só me faz estar mais disposta a obedecer e amar o Senhor Jesus.

  2. Oi Amiga Damaris. O privilégio sempre é meu. Obrigado por sua doação e entrega àqueles que precisam falar e agora…