SURPRESOS

João 4:27

27 Naquele momento, os seus discípulos voltaram e ficaram surpresos ao encontrá-lo conversando com uma mulher. Mas ninguém perguntou: “Que queres saber?” ou: “Por que estás conversando com ela?”

Sendo redundante, “a surpresa dos discípulos de Jesus não é surpreendente”.

É sabido que seguem o padrão da época e da cultura: homens judeus não conversavam com mulheres, a não ser com parte da família no ambiente doméstico e mais, por divergências históricas, um judeu não se dirigia a um samaritano. Portanto, a surpresa se explica pelo fato de Jesus se dirigir a uma mulher samaritana.

Ao burlar o padrão e romper com o sistema vigente, Jesus está sinalizando que um novo padrão e um novo sistema havia chegado, o Reino de Deus.

Tal Reino não se trata de uma nação com determinado território, nem um povo determinado etnicamente, muito menos uma ideologia humana como tantas já conhecidas na história. Mas, diferente de tudo o que se conhece, o Reino de Deus é a realidade de vida, a despeito do tempo e do espaço, daqueles que, de todas as nações, tribos, povos e línguas (Apocalipse 7:9) reconhecem a esse Jesus como o filho de Deus, Senhor absoluto de tudo e todos e se tornam seus discípulos e seguidores.

Jesus sempre está dizendo, seja ao falar, ao reagir, e ao se relacionar com quem está ao seu redor, que os padrões de seu Reino não são iguais aos padrões do Reino dos homens, onde a separação, distanciamento, individualidade, preconceito, desigualdade, e tudo o que percebemos como realidade das relações humanas regem o sistema. Por isso o espanto dos discípulos, que seguindo a cartilha do reino dos homens, se espantam por Jesus conversar com uma mulher samaritana.

Penso que a sociedade onde estamos inseridos também está surpresa com parte da igreja, mas não como os discípulos.

Os que nos cercam estão surpresos com a capacidade de “evangélicos” envergonharem os valores do Reino de Deus ao verem uma igreja que não acolhe, mas repudia. Uma igreja que se vende aos mesmos interesses que regem o sistema tão abertamente denunciado por Jesus. Uma igreja que rejeita ser luz e perde seu caráter profético, dando abraços de morte com o poder humano. É a parte da igreja que se deixa iludir pelo sonho da redenção de tal sistema a partir de ideologias, que sempre se mostraram incapazes de fazê-lo. Tudo muito triste e vergonhoso.

Mas, me alegro com a pouca resistência, pelo menos aos olhos vistos, de quem conhece seu Senhor e continua surpreendendo o sistema pelos motivos certos. Que Deus nos ajude!

Hamilton Gomes

category:

BÍBLIA,COTIDIANO

Tags:

One response

Deixe uma resposta

Latest Comments

  1. Obrigado por essa reflexão só me faz estar mais disposta a obedecer e amar o Senhor Jesus.

  2. Oi Amiga Damaris. O privilégio sempre é meu. Obrigado por sua doação e entrega àqueles que precisam falar e agora…