SIGA AQUELE LÍDER

João 1:35-43 (NVI)

35No dia seguinte João estava ali novamente com dois dos seus discípulos.36Quando viu Jesus passando, disse: “Vejam! É o Cordeiro de Deus! “37Ouvindo-o dizer isso, os dois discípulos seguiram a Jesus.

Sabendo que Jesus era o Cordeiro de Deus, João chama a atenção de seus discípulos quanto a presença do Messias, o que desperta a curiosidade daqueles homens que, imediatamente, passam a seguir Jesus.
Não incomoda João ver seus discípulos seguindo o Cristo. A relação entre eles não era de propriedade, mas de uma liderança baseada na inspiração e ensino a respeito de Deus.

João não liderou aqueles homens para si.

Não os queria como serviçais, admiradores, bajuladores ou sustentadores, mas os encaminhou para se encontrarem com o Cristo e o seguirem. Sabia que no Reino de Deus, ninguém é dono de ninguém.

Aqui se encontra uma boa lição a respeito de líderes e liderados.

A liderança praticada no trabalho, na política e em outras áreas das relações humanas, permite que aquele que lidera se aproveite, ou até se aproprie, do que lidera. Manda quem sabe, obedece que tem juízo! E nessas esferas de poder, o sistema funciona assim. Não é aceitável, mas previsível.

Já no Reino de Deus, todos somos um. Dependendo uns dos outros, nos servimos mutuamente com aquilo que recebemos de Deus, sempre glorificando o Filho e nunca a si mesmo.

Mateus 20:25-28 (NVI)

Jesus os chamou e disse: “Vocês sabem que os governantes das nações as dominam, e as pessoas importantes exercem poder sobre elas. Não será assim entre vocês. Pelo contrário, quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo; como o Filho do homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos”.

A liderança cristã, inspirada pelo por exemplos como o de João e reafirmada pela caminhada do próprio Jesus, não é a que se serve, mas a que serve.

Aqueles que se aproveitam das pequenas ovelhas não perceberam o caminho proposto por João.

No Reino não se lidera para si, mas para o Cristo.

category:

BÍBLIA

Tags:

2 Responses

Deixe uma resposta

Latest Comments

  1. Obrigado por essa reflexão só me faz estar mais disposta a obedecer e amar o Senhor Jesus.

  2. Oi Amiga Damaris. O privilégio sempre é meu. Obrigado por sua doação e entrega àqueles que precisam falar e agora…