O REINO JÁ CHEGOU

João 3:4-5 (NVI)

4Perguntou Nicodemos: “Como alguém pode nascer, sendo velho? É claro que não pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe e renascer! “5Respondeu Jesus: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus, se não nascer da água e do Espírito.

A pergunta de Nicodemos não deixa de ser pertinente, por dois motivos. Primeiro porque é feita por um judeu do primeiro século cujo entendimento teológico o dirige a pensar em novo nascimento como algo a ver com o fim dos tempos e a instauração do reino messiânico e não a respeito de um novo nascimento que deve acontecer agora.

A verdade apresentada por Jesus é que o Cristo veio instaurar seu Reino e aquele que quiser acessa-lo deve renascer.

Há de se entender que o Reino de Deus já chegou entre nós. Assim afirma Jesus a seus discípulos em Lucas 17:20-21 (NVI) (…) o Reino de Deus está entre vocês. Muitos tem dificuldade em perceber o Reino, pois ainda se está aqui, em meio ao sofrimento dessa vida marcada pelo pecado e pela realidade debaixo do sol. O detalhe é que, como dizem os teólogos: O Reino de Deus já chegou, mas ainda não completamente. Assim, em meio a maldade, pode-se perceber a realidade do Reino, através dos que o compõe, e que tem sua vida dirigida por Jesus. Para melhor compreensão, pode-se usar o termo Reinado, se entendendo que “onde Jesus exerce seu reinado, ali está seu Reino”.

Então, esclarece-se que o Reino de Jesus se faz presente em qualquer lugar e tempo onde algum ser humano permite ao Cristo reinar em sua vida.

Segundo, porque Nicodemos era um homem moralmente correto, sendo considerado uma autoridade entre os judeus. A insistência de Jesus diz a ele que suas obras e seu elevado conceito não eram garantia de entrada no Reino anunciado pelo Cristo. Faltava a ele perceber que o novo nascimento, tem a ver com a transformação da vida do indivíduo, não somente de maneira comportamental, mas interior se tornando alguém que nasce de novo a partir da atuação do Espirito Santo.

Isso significa que “se o Reino já é uma realidade, ainda que parcial, a transformação na vida de seus participantes, que se viverá plenamente em um futuro escatológico, começa aqui e agora”

O importante na conversa de Jesus com Nicodemos é aprender que o Reino de Deus já chegou. Que não se participa dele por mérito ou virtude moral, mas por um renascimento realizado pela ação do Espirito Santo. A isso Jesus chama de nascer da água e do Espirito.

category:

BÍBLIA

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

Latest Comments

  1. Obrigado por essa reflexão só me faz estar mais disposta a obedecer e amar o Senhor Jesus.

  2. Oi Amiga Damaris. O privilégio sempre é meu. Obrigado por sua doação e entrega àqueles que precisam falar e agora…