VERGONHA HONROSA

João 3:14-15 (NVI) 14Da mesma forma como Moisés levantou a serpente no deserto, assim também é necessário que o Filho do homem seja levantado,15para que todo o que nele crer tenha a vida eterna.

A citação de Jesus nos leva para o livro de Números 21:09, onde a bíblia registra que Israel se diz cansado de caminhar pelo deserto. Reclamam da falta de pão e água, afirmando que o maná não prestava. Deus então, envia serpentes mortíferas que atacam e muitos morrem. Arrependido, o povo procura Moisés, que ora a Deus pedindo misericórdia e assim YHWH instrui Moisés a fazer uma serpente de bronze e levanta-la em um poste para que todos os que haviam sido mordidos pelas serpentes, ao olharem para aquela imagem, sejam curados.

Utilizando a história citada, Jesus diz que ao ser levantado, como a serpente de bronze foi, todo o que Nele crer, terá a vida eterna. Sabe-se que a cruz não é lugar de honra, glória ou prosperidade. Muito pelo contrário.

Utilizado por Roma como castigo para sinalizar seu poder, a cruz era o lugar reservado para os piores, era o lugar da vergonha, o lugar indesejado por todos.

Interessante é saber que o verbo LEVANTAR (ὑψόω – hypsóō), utilizado como …necessário que o Filho do homem SEJA LEVANTADO, também tem a conotação de exaltação, de elevar às alturas, à dignidade, honrar. Jesus então, sabendo que será levantado na cruz, anuncia sua morte, mas não a classifica como desonrosa, mas sim como o ápice da obra que o Pai havia incumbido a Ele. Para Jesus, ser crucificado será honroso, pois a vontade do Pai se cumprirá, confirmando suas próprias palavras. João 4:34 (ARA) Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra.

Em tempos de extremo individualismo e alto exaltação, como os que vivemos hoje, é difícil pensar em sofrimento como vontade de Deus e essa possibilidade passa longe das pregações, orações e músicas, mas não da bíblia que nos avisa claramente a respeito.

Romanos 8:18 (ARA) Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.

Tiago 1:2 (ARA) Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações,

João 16:33 (ARA) Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.

Converter-se ao Cristo é se diminuir para que Ele seja exaltado em nós através do cumprimento de sua vontade, o que muitas vezes, implica em se perder espaço social, ser repudiado e não compreendido, estar na contramão do que todos ao redor pensam, e como no caso dos Mártires da Igreja, perder a própria vida. É preciso rejeitar a fábula de um evangelho antropocêntrico que só afaga corações desesperados, valorizando experiências emocionais e colocando o homem em um ambiente, religiosamente fabricado, “onde tudo dará certo”. Mas a pergunta a ser feita é: O que é TUDO DARÁ CERTO? Não se pode diminuir a obra redentora de Jesus tendo-se o pensamento de que o TUDO DARÁ CERTO, é a MINHA felicidade ao atingir os padrões que EU entendi como necessários para MINHA realização. Na realidade o TUDO DARÁ CERTO, acontece quando a vontade divina se apresenta como o principal na vida do discípulo de Jesus e assim, mesmo que o sofrimento venha, o importante é o que Deus quer fazer nele e através de dele.

Quando esse princípio se interioriza no coração do homem, até a cruz se apresenta como gloriosa, pois o que importa é a vontade de Deus seja realizada.

Hamilton Gomes

category:

BÍBLIA

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

Latest Comments

  1. Obrigado por essa reflexão só me faz estar mais disposta a obedecer e amar o Senhor Jesus.

  2. Oi Amiga Damaris. O privilégio sempre é meu. Obrigado por sua doação e entrega àqueles que precisam falar e agora…