PRIMEIRO AOS PRÓXIMOS

João 2:1-12 (NVI)

1No terceiro dia houve um casamento em Caná da Galiléia. A mãe de Jesus estava ali;2Jesus e seus discípulos também haviam sido convidados para o casamento.

O cenário é literalmente familiar. Jesus, Maria, os discípulos e ainda amigos que formariam uma nova família. Todos se relacionando e vivendo a vida.

O ambiente em que Jesus, transformando água em vinho, sinaliza que é o Messias não é o templo. Ele está longe dos líderes religiosos e da estrutura sacrificial de Israel, mas entre amigos, familiares e discípulos.

Não se deve tentar andar com Jesus abraçando a religião e se afastando de quem se ama, pelo contrário, o evangelho nos dirige ao amor pelo próximo e ainda mais pelos mais próximos.

Alguns, equivocadamente e para exercer controle sobre outros, argumentam que Jesus deseja distância da família (Mateus 19:25-30), mas a conversa entre Ele e seus discípulos se refere a prioridade e não a abandono pois Jesus deve ser, sempre, o centro da vida do discípulo.

Diante do templo e da casa, é mais fácil servir a Jesus no templo, pois ali, pouco se conhece sobre o outro, o que permite a falsidade teatral nas relações. Mas, indubitavelmente, o ambiente familiar é o mais desafiador para alguém sinalizar sua vida em Cristo. É o ambiente em que todos se conhecem, examinam e são examinados, percebem e são percebidos pelo outro.

Diante daqueles com quem se convive é mais difícil manter a máscara da hipocrisia, não se deixando enxergar como realmente se é.

Jesus amou, serviu, solidarizou, compartilhou alegrias e tristezas e se revelou como Messias, primeiramente diante de amigos, familiares e discípulos e assim deve ser com o discípulo do Cristo.

Os da minha casa devem ser os primeiros a saber, através de mim, que Jesus é o Cristo. (I Tm 5:8)

category:

BÍBLIA

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

Latest Comments

  1. Obrigado por essa reflexão só me faz estar mais disposta a obedecer e amar o Senhor Jesus.

  2. Oi Amiga Damaris. O privilégio sempre é meu. Obrigado por sua doação e entrega àqueles que precisam falar e agora…