APESAR DE

Lucas 7:7 – NVT

Não sou digno sequer de ir ao seu encontro. (…)

Essa expressão foi dita por um oficial romano que pede a Jesus para que seu escravo muito estimado fosse curado.

Alguns líderes judeus, amigos desse oficial, que vieram falar com Jesus, dizem que se trata de um homem muito bom, que inclusive havia construído uma sinagoga para adorarem a Deus. Então Jesus se dispõe a ir a seu encontro, mas no caminho a reposta do oficial é essa: Não sou digno de ir até seu encontro.

Esse oficial romano, diante da possibilidade de estar com Jesus, dispensa qualquer mérito ou qualificação humana e reconhece que não é digno de nada, nem sequer de estar diante de Jesus. Assim, pede que Jesus dê uma ordem e sabe que seu estimado escravo será curado.

A percepção desse homem quanto a não ser merecedor de qualquer ação por parte de Jesus é especial. Ele sabe que mesmo sendo muito bom, não merece nada e que sua bondade não lhe dá direito a misericórdia de Jesus.

Por vezes, esqueço que misericórdia não se baseia em direito, mas em amor. A misericórdia de Jesus não nos alcança porque somos bons, mas porque Ele nos ama. O caminho da chantagem e do mérito não funciona em nossa relação com Jesus, pois não há nada que eu possa fazer para que Ele me ame mais do que já me ama. Sua misericórdia não se apresenta aos bons, santos e perfeitos, mas a todos, pois, diante Dele, quem pode ser bom, santo ou perfeito? Somos pecadores e nada mais!

O evangelho de Jesus Cristo sempre foi atacado por esse senso de mérito que os homens carregam dentro de si, pois na verdade, queremos fazer por merecer e há em nós uma grande dificuldade em receber de graça. Mas é assim que Deus faz.

Isso não significa que se deve deixar de viver de maneira digna, mas significa que o que leva alguém a viver de maneira digna diante de Deus e dos homens não é o desejo de ser aprovado por Deus, mas sim o desejo de retribuir sua graça.

Interessante perceber um homem, oficial romano, entender isso melhor do que tantos judeus religiosos que andavam perto de Jesus.

Que a luta por uma vida digna nunca siga o caminho da auto justificação, mas que eu seja bom e justo, o tanto quanto possível, afim de agradecer Aquele que me amou e faz sua misericórdia me alcançar apesar de…

category:

BÍBLIA

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

Latest Comments

  1. Obrigado por essa reflexão só me faz estar mais disposta a obedecer e amar o Senhor Jesus.

  2. Oi Amiga Damaris. O privilégio sempre é meu. Obrigado por sua doação e entrega àqueles que precisam falar e agora…