COMO ASSIM?

João 3:9-12 (NVI)

9Perguntou Nicodemos: “Como pode ser isso? “10Disse Jesus: “Você é mestre em Israel e não entende essas coisas?11Asseguro-lhe que nós falamos do que conhecemos e testemunhamos do que vimos, mas mesmo assim vocês não aceitam o nosso testemunho.12Eu lhes falei de coisas terrenas e vocês não creram; como crerão se lhes falar de coisas celestiais?

A incredulidade de Nicodemos estava clara. Um judeu do primeiro século, conhecedor da lei e orientador de outros, sabia, diante de seu conhecimento religioso, que o caminho para o reino de Deus era a observância da lei, mas agora, Nicodemos ouve de Jesus que o homem deve nascer de novo.
A carga era grande demais e sua reação, melhor compreendida diante do texto grego, foi essa: Como isso pode acontecer? Nicodemos estava dizendo que nunca ouviu falar daquilo, que tal proposta nunca havia sido apresentada a ele.

A interpretação de Jesus a respeito da lei e dos profetas fugia completamente daquilo que ouviu e ensinou durante toda sua vida.

Sua segurança em tudo o que entendia como essencial a fé, desapareceu. Um abismo se abriu a sua frente, o certo se tornou  incerto e o absoluto se relativizou.

Experiências como a Nicodemos são bem mais frequentes do se imagina. Muitos são doutrinados durante toda sua vida, ou pelo menos parte dela, a lerem as escrituras e compreenderem o evangelho de maneira equivocada. Assim o texto bíblico se torna um apoio às ideias religiosas que recebem, mas não são percebidas como a verdade que o Cristo quer dar, então as palavras divinas se tornam o próprio instrumento de distanciamento da boa ortodoxia.

Nas palavras de Jesus, há um lindo movimento, em que o próprio Cristo se dispõe a alcançar esses que ouvem suas palavras, mas não as compreendem corretamente.

Jesus não se cansa de dizer o que deve ser dito, nem de responder àqueles que o procuram. Muitas vezes são duras palavras, que como no caso de Nicodemos, causam reboliço e confusão nos corações, mas nelas está a vida.

O conflito na caminhada de fé não deve ser visto de maneira negativa, pois esse mesmo conflito levou Nicodemos a ouvir o que deveria ouvir a respeito de sua fé, percebendo que as palavras mal compreendidas confundem e ofuscam são as mesmas que libertam e transformam.

Assim, a avaliação constante a respeito da prática religiosa que se vive, no intuito de confirmar ser mesmo a verdade apresentada por Jesus, é fundamental.

Assim pode-se dizer que corretos estavam os antigos quando disseram que: a bíblia é a mãe de todas as heresias. Mas certo também está um amigo quando diz: a bíblia estraga minha religião.

category:

BÍBLIA

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

Latest Comments

  1. Obrigado por essa reflexão só me faz estar mais disposta a obedecer e amar o Senhor Jesus.

  2. Oi Amiga Damaris. O privilégio sempre é meu. Obrigado por sua doação e entrega àqueles que precisam falar e agora…