NASCER DE NOVO

João 3:1-3 (NVI)

1Havia um fariseu chamado Nicodemos, uma autoridade entre os judeus.2Ele veio a Jesus, à noite, e disse: “Mestre, sabemos que ensinas da parte de Deus, pois ninguém pode realizar os sinais miraculosos que estás fazendo, se Deus não estiver com ele”.3Em resposta, Jesus declarou: “Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”.

Algumas são as especulações a respeito da atitude de Nicodemos – um homem idoso e considerado uma autoridade entre os judeus, em procurar Jesus na calada da noite. A provável intenção de João era destacar que aquele homem vai até Jesus à noite para não ser visto pelos demais fariseus e assim justapor a posição de destaque que Nicodemos tinha na sociedade com a escuridão que havia em seu coração.

Um lugar de destaque, mesmo dentro da religião, não pode eliminar a escuridão que se carrega interiormente.

Nicodemos não era um homem resolvido.

Definitivamente, a religião não resolve ninguém.

Nicodemos enxergava algo diferente em Jesus. Provavelmente O havia seguido e observado, chegando à conclusão que os sinais realizados pelo Cristo eram realmente vindos de Deus. Mas apesar de suas palavras demonstrarem admiração e respeito, Nicodemos não sabia para o que os sinais de Jesus apontavam. É por isso que Jesus diz a Nicodemos: “(…) Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo”. João 3:3 (NVI).

Aquele que não nasce de novo percebe algo, mas não sabe do que se trata. Vê o superficial, mas não comtempla o todo.

Para perceber corretamente o Cristo, Sua mensagem e Seu Reino é preciso nascer de novo. Pode-se ver milagres e poder. É possível se emocionar e, ainda, participar do movimento religioso que há em torno de Seu nome, mas não se pode experimentar o Cristo sem um novo nascimento. A humanidade de cada um de nós nos impede de percebe-Lo como deve ser.

Por isso Paulo afirma que o evangelho é loucura (1 Cor 1:18), pois transcende a filosofia, a ciência e qualquer poder de compreensão do ser humano não é capaz de esclarecê-lo adequadamente.

Sem o novo nascimento, pessoas veem o Cristo limitadamente e a Ele chamam de mestre, profeta, ou ainda dizem que foi um bom homem, digno de ser imitado e muitas outras coisas. Mas somente alguém com a vida ressignificada pelo novo nascimento, pode compreender que Jesus é o Cristo, o filho do Deus vivo!

category:

BÍBLIA

Tags:

2 Responses

Deixe uma resposta

Latest Comments

  1. Obrigado por essa reflexão só me faz estar mais disposta a obedecer e amar o Senhor Jesus.

  2. Oi Amiga Damaris. O privilégio sempre é meu. Obrigado por sua doação e entrega àqueles que precisam falar e agora…