PRESTE ATENÇÃO

João 2:5 (NVI)

5Sua mãe disse aos serviçais: “Façam tudo o que ele lhes mandar”.

Diante do problema da falta de vinho no casamento em que estavam presentes, Maria diz aos servos para fazerem aquilo que Jesus dissesse que deveria ser feito.

As palavras originais usadas na construção da fala de Maria são:
λέγῃ (leguei) – proveniente do verbo grego λέγω (lego / falar) – Entende-se, pelo aspecto verbal, que a ação deve ser contínua e realizada no presente. E pelo modo usado propõe expectativa ou possibilidade.
E ainda, ποιήσατε (poiésate) proveniente do verbo ποιέω (fazer) – o qual implica mesmo em uma ordem.

Portanto o resultado é algo como “fiquem constantemente atentos ao que Jesus disser e se disser algo, façam imediatamente”.

Maria instrui aqueles homens a ficarem atentos a possibilidade de Jesus dizer alguma coisa e caso Ele o fizesse, deveriam atender suas palavras imediatamente o que, no ambiente em que estavam, uma festa, é algo absolutamente importante.
A de se pensar na quantidade de solicitações que aqueles serventes recebiam durante o evento. Como nossos garçons e atendentes, muitas eram as vozes para serem ouvidas durante a festa, mas Maria foi clara, ouçam o que Jesus disser e o obedeçam.

A passagem se presta a ensinar algo importante.
Mediante a onda do “evangeliques” triunfalista das últimas décadas, sempre é bom lembrar que o próprio Jesus sinalizou:

O sol nasce para homens bons e maus. (Mt 5:45).

Deve-se saber que a história da vida de cada ser humano é feita de dias bons e dias não tão bons. Não se sabe bem o porquê de alguns terem mais dias maus do que bons, mas é absolutamente certo que todos estão sujeitos a tais intempéries.
E este é o caso da festa em questão, quando o imprevisto se torna realidade e o vinho, tão importante para a cerimônia e seu significado, acaba.
É o dia mau, que chega sem dar aviso prévio.

Ser humano pressupõe passar por dias maus.

Mas há de se tomar cuidado, pois em dias pós-modernos, muitas são as vozes que atraem a atenção, propondo solução para tudo. Os vencedores da sociedade apregoam suas receitas a base de muito otimismo e quase nenhuma realidade, o que agrada multidões dispostas a encontrar a solução mágica, a benção que resolve tudo, ou ainda a oração forte do pastor ungido.

Mas, diante da crise, como diz Maria, é preciso prestar muita atenção à voz do Cristo e estar pronto a obedece-la.

A voz de Jesus é a voz que está presente nas Escrituras Sagradas, tão desprezadas e colocadas em último plano nesses tempos. Voz que fala através do Espirito Santo, também chamado de Espirito de Cristo (Rm 8:09) e que habita o coração do crente. Voz que atende a todo aquele que O busca em sinceridade e que fala a corações dispostos a ouvir.
Voz que não garante sucesso diante de toda crise, mas que confirma a presença do próprio Cristo conosco diante de toda e qualquer situação.

Como diz um velho amigo: Ah, Tuas palavras, que alimentam o meu interior.

category:

BÍBLIA

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

Latest Comments

  1. Obrigado por essa reflexão só me faz estar mais disposta a obedecer e amar o Senhor Jesus.

  2. Oi Amiga Damaris. O privilégio sempre é meu. Obrigado por sua doação e entrega àqueles que precisam falar e agora…