CUIDADO COM ELA

Atos dos Apóstolos 15:5-10-19 (NVI)

5Então se levantaram alguns do partido religioso dos fariseus que haviam crido e disseram: “É necessário circuncidá-los e exigir deles que obedeçam à lei de Moisés”.
10Então, por que agora vocês estão querendo tentar a Deus, impondo sobre os discípulos um jugo que nem nós nem nossos antepassados conseguimos suportar?
19″Portanto, julgo que não devemos pôr dificuldades aos gentios que estão se convertendo a Deus.

Os Apóstolos estavam enfrentando uma resistência de certos judeus que diziam que os gentios convertidos ao cristianismo deveriam se circuncidar. A oposição pode, para nosso olhar ocidental e moderno, parecer simples e despretensiosa, mas não é. A disputa tem a ver com evangelho e religião. Coisas aparentemente iguais, mas que apresentam uma distância enorme quando compreendidas com mais profundidade.

A religião tem como premissa uma postura determinada por um conjunto de regras, que visa agradar uma entidade superior e assim, fazer o homem ser aceito por ela. Trocando em miúdos, a religião leva o homem a fazer coisas para agradar o deus a quem ele serve e assim ser abençoado, protegido e próspero. Percebe-se que o caminho é fazer para se tornar agradável e aceito, portanto a ênfase está completamente calcada naquilo que o o homem realiza, não se levando em consideração as motivações do coração.

Os estudiosos dizem que a religião tem três pilares: o medo, a ganância e a culpa. Assim, a relação do religioso com seu “deus” se dá por um desses caminhos e ao obedecer aos ritos e regras impostos pela religião ele o faz ou para não ser punido, ou para ter uma recompensa ou para aliviar sua consciência diante do erro. Tal maneira de relacionamento é a base das inúmeras religiões presentes na história da humanidade e é tão poderosa que afeta a própria relação do povo de Israel com Deus.

Mas Jesus transcende a religião e resgata a forma de relacionamento entre homem e Deus, onde a graça divina é o grande diferencial! Estamos falando do evangelho da graça!

No evangelho da graça, os princípios se invertem, não sendo o homem aceito por aquilo que faz, mas pelo amor incondicional de Deus, assim o que o homem faz se torna a resposta a Deus e não a razão de ser aceito. É uma simples, mas importate questão de ordem das coisas.

O homem se percebe incondicionalmente pecador, reconhece o amor divino que é expresso na obra redentora de Jesus, é abraçado por esse amor e reconciliado com Deus de quem estava afastado pelo pecado, se tornando alguém que vive de maneira a responder a esse amor.

A briga dos Apóstolos continua sendo travada pela igreja de Jesus, que invadida por religiosos, sofre com os que querem escravizar e oprimir aqueles que procuram um fardo leve e suave para si. Portanto, tome cuidado com a religião.

É bom lembrar que apesar de suas práticas religiosas, o evangelho transcende a religião sendo realmente a única maneira do homem se relacionar com Deus.

Diante disto, sugiro um olhar atento para a maneira como vivemos aquilo que consideramos ser uma vida com Deus e sempre perceber o que dirige nosso coração. Lembrando que a linha entre religião e evangelho é muito tênue e requer todo cuidado para não ser ultrapassada.

Que o Senhor nos ajude nessa caminhada.

15 comentários

Pular para o formulário de comentário

    • Silso em 17 de setembro de 2019 às 06:52
    • Responder

    Excelente texto, que Deus guie no coração.

    1. Obrigado Silso. Que Deus guie a todos nós!

    • Ruana em 17 de setembro de 2019 às 08:46
    • Responder

    Bispo Hamilton, tudo bem com o Sr? Provavelmente o Sr não se lembrará de mim, talvez da minha mãe, a Raidete, seja mais “familiar” (rs)… Nós éramos da Renascer em Cristo da Pituba, quando o Sr ainda estava em Salvador. Estou acompanhando os seus textos e sinto uma nostalgia imensa (rs) lembro-me da minha infância quando ouvíamos as palavras ministradas pelo Sr… Era muito bom! Soube que está com um novo ministério em SP e fique curiosa em conhecer…Estou morando no Rio há alguns anos, e senti no meu coração o desejo de visitar A Casa da Rocha e quem sabe, sendo um dia de sorte poder participar de um culto ministrado pelo Sr. Seria uma grande alegria poder revê-lo juntamente com a sua família , o Rafa que vi um bebê e o Victor que deve está um homem feito, já ! Um forte abraço . Deus abençoe sempre.

    1. Olá Ruana, como vai? Que bom encontra-la por aqui. O tempo que vivi em Salvador foi incrívele as pessoas que conheci marcaram minha vida eternamente. Muito obrigado pelo carinho e espero poder vê-la em breve. Um abraço forte em Jesus Cristo!

    • Ruana em 17 de setembro de 2019 às 08:47
    • Responder

    Glória a Deus!!!!
    Excelente texto . Forte abraço !

    1. Obrigado pelo comentário! Abraços

    • Fernando em 17 de setembro de 2019 às 11:23
    • Responder

    Muito bom esse blog comecei acompalhar agora, assisto muito videos da casa da rocha tenho aprendido muito com vcs curto a banda uns 20 anos Deus abençoe a vida de vcs!!!

    1. Olá Fernando, muito obrigado pelo comentário, fico feliz. Grande abraço!

    • Andressa em 17 de setembro de 2019 às 14:35
    • Responder

    Ótimo texto, Senhor nos conduza a permanecer atentos… Deus abençoe querido.

    1. Obrigado pelo comentário Andressa. Que o Senhor nos conduza!

    • Livian em 17 de setembro de 2019 às 23:43
    • Responder

    Como gosto de ler textos tão coerentes … Que Deus nos ajude na caminhada 🌞

    1. Obrigado Livian. Que Deus nos ajude!

    • Danilo Leão em 21 de setembro de 2019 às 08:33
    • Responder

    Amém, mito!
    Excelente texto.
    Que Deus nos ajude.
    Abração!

    1. Obrigado Danilo, que Deus nos ajude mesmo!!!

  1. Aqui é a Carla Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
    muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: