IGREJA ORGÂNICA

Atos dos Apóstolos 2:42 (NVT)

42Todos se dedicavam de coração ao ensino dos apóstolos, à comunhão, ao partir do pão e à oração.

Quando o assunto é Igreja, o uso de “receitas”, frequentemente, se apresenta equivocado. Sabe-se que o Reino de Deus é dinâmico, orgânico, auto regulável e suficiente em si mesmo e que a Igreja Local, como parte e sinalizadora desse mesmo Reino, também carrega tais valores, os quais jamais devem ser desprezados em sua relevância, até mesmo diante da necessidade de organização e institucionalização da mesma

Como ouvi há anos: A organização deve servir o organismo e não o contrário.

A observação da chamada “Igreja Primitiva”, mesmo sendo percebida como uma comunidade infantil, segundo Prof. Ziel Machado, pode nos dar uma direção a respeito da importância desse movimento orgânico em detrimento da organização.

Logo após o grande discurso de Pedro, através do qual três mil foram batizados, observa-se o início da comunidade dos Apóstolos, ou da igreja local. O que a movia e a fazia ser igreja é descrito no texto citado: Ensino dos Apóstolos, Comunhão, Partir do pão e Oração.

Imaginar tais ações em uma prática coletiva, como é o caso, traz a perspectiva do individual, ou seja, se a igreja se esmerava no Ensino, Comunhão, Partir do pão e Oração é porque seus membros, ou participantes assim viviam. Assim, a Igreja é o que seus participantes são e a missão da igreja se apresenta através das prioridades que seus participantes têm.

Um dos grandes desafios da liderança de uma comunidade é inspirar seus participantes ao abraço a tal realidade e, diante da graça divina, observar o mesmo movimento presente na igreja dos Apóstolos onde, segundo o texto, “todos se dedicavam de coração (…)” em sua comunidade local.

O profundo desejo de inspirar a comunidade a seguir tal caminho custa a vida do pastor, mas vale a pena ser cultivado.

category:

BÍBLIA

Tags:

4 Responses

  1. Perfeito!!!!!
    Detalhe, “… e todos os dias Deus ia acrescentando os que iam sendo salvos”. Outro fator interessante é que queremos crescer a todo custo como comunidade, porém, quem da o crescimento é Deus. Nossa missão é apenas seguir na doutrina dos apóstolos, na comunhão, na oração e no partir do pão!

Deixe uma resposta

Latest Comments

  1. Obrigado por essa reflexão só me faz estar mais disposta a obedecer e amar o Senhor Jesus.

  2. Oi Amiga Damaris. O privilégio sempre é meu. Obrigado por sua doação e entrega àqueles que precisam falar e agora…