SALVAÇÃO

Lucas 19:1-10 (NVT)

1Jesus entrou em Jericó e atravessava a cidade.2Havia ali um homem rico chamado Zaqueu, chefe dos cobradores de impostos.3Tentava ver Jesus, mas era baixo demais e não conseguia olhar por cima da multidão.4Por isso, correu adiante e subiu numa figueira-brava, no caminho por onde Jesus passaria.5Quando Jesus chegou ali, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desça depressa! Hoje devo hospedar-me em sua casa”.6Sem demora, Zaqueu desceu e, com alegria, recebeu Jesus em sua casa.7Ao ver isso, o povo começou a se queixar: “Ele foi se hospedar na casa de um pecador!”.8Enquanto isso, Zaqueu se levantou e disse: “Senhor, darei metade das minhas riquezas aos pobres. E, se explorei alguém na cobrança de impostos, devolverei quatro vezes mais!”.9Jesus respondeu: “Hoje chegou a salvação a esta casa, pois este homem também é filho de Abraão.10Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar os perdidos”.

A história do encontro de Zaqueu com Jesus é bem conhecida. Sabe-se que Zaqueu era um publicano, isto é, um judeu que cobrava impostos de seus compatriotas em nome do império romano. Além de trabalhar para o “inimigo”, Zaqueu enriqueceu fazendo o que era bem comum aos de sua classe, embutia uma taxa extra para se beneficiar e por isso é chamado pelos que o cercam de pecador. Jesus o procura, diz seu nome, vai para sua casa e “senta-se” à mesa com o odiado chefe dos publicanos. Tal proximidade é surpreendente aos cidadãos de Jericó, mas para o Cristo, Zaqueu é mais um pecador a ser alcançado por sua graça, pois

vv10”(…) o Filho do Homem veio buscar e salvar os perdidos”.


A visita de Jesus provoca algo profundo no coração daquele homem e então, uma auto-avaliação se inicia e Zaqueu se percebe perdido. O homem rico e seguro de si, a ponto de subir em uma árvore para ver Jesus, se enxerga errado.

De repente tudo que havia ajuntado durante a vida não lhe preenchia mais.

Zaqueu reconhece que era cheio de riquezas, mas vazio de sentido e assim afirma vv8(…) “Senhor, darei metade das minhas riquezas aos pobres. ” E mais, o constrangimento lhe toma a consciência e diante da pessoa do Cristo entende que não pode mais viver como vivia e assim diz, vv8 (…) E, se explorei alguém na cobrança de impostos, devolverei quatro vezes mais! ”

Jesus, depois de tais afirmações deixa claro que algo extraordinário aconteceu naquela ali. Vv9 “Hoje chegou a salvação a esta casa, pois este homem também é filho de Abraão.”

A afirmação de Jesus só acontece depois da explícita vontade de Zaqueu em viver uma verdadeira metanóia, ou arrependimento e mudança de vida.

Assim, Jesus deixa claro que salvação é nova vida manifesta na transformação. Portanto, posso pensar que “se não há transformação, possivelmente não há salvação”.

Quem é salvo, quer salvar-se de si mesmo.

De sua ganância, de sua capacidade de explorar o outro, de seu egoísmo, de sua falta de compaixão. Se sente incomodado por ter feito o que fez. Quer nova atitude, quer novo jeito de viver, quer ser livre de si mesmo.
Quem é salvo diz não ao modelo de vida vigente ao seu redor e é capaz de desprezar o que era tão valioso, pois agora somente o que tem real valor é o que importa.

A história de Zaqueu deve servir para que eu observe se a salvação de Cristo está manifesta em meu comportamento diante da vida e é esta a minha oração. Penso que hoje é um ótimo dia para que haja salvação na minha casa.

category:

BÍBLIA

Tags:

2 Responses

  1. Esse texto me levou a refletir sobre a transformação que todos podem ter a fim de obter a salvação, independente da sua atual condição, pois está é a vontade de Deus.
    No curso de capelania, ao fazer uma visita num leito de hospital, me deparei com um presidiário, escoltado por guardas. Não sei qual crime ele havia cometido, apenas vi que ele estava muito mal, cheio de drenos e traqueostomizado.
    Apesar dos policiais acharem um desperdício, a minha colega falou do amor de Deus e fez uma oração por ele.
    Depois ela me falou que já orou por um estuprador, mesmo com as risadas dos guardas e sabendo que aquele homem poderia ter feito mal para um parente dela.
    Desde então, passei a me perguntar…
    Se estivesse no lugar dela, teria feito o mesmo?

Deixe uma resposta

Latest Comments

  1. Obrigado por essa reflexão só me faz estar mais disposta a obedecer e amar o Senhor Jesus.

  2. Oi Amiga Damaris. O privilégio sempre é meu. Obrigado por sua doação e entrega àqueles que precisam falar e agora…