PRIORIDADES

Lucas 18:18-30 (NVT)

18Certa vez, um homem de alta posição perguntou a Jesus: “Bom mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?”.19“Por que você me chama de bom?”, perguntou Jesus. “Apenas Deus é verdadeiramente bom.20Você conhece os mandamentos: ‘Não cometa adultério. Não mate. Não roube. Não dê falso testemunho. Honre seu pai e sua mãe’.”21O homem respondeu: “Tenho obedecido a todos esses mandamentos desde a juventude”.22Quando Jesus ouviu sua resposta, disse: “Ainda há uma coisa que você não fez. Venda todos os seus bens e dê o dinheiro aos pobres. Então você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me”.23Ao ouvir essas palavras, o homem se entristeceu, pois era muito rico.24Ao ver a tristeza daquele homem, Jesus disse: “Como é difícil os ricos entrarem no reino de Deus!25Na verdade, é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no reino de Deus”.26Aqueles que o ouviram disseram: “Então quem pode ser salvo?”.27Jesus respondeu: “O que é impossível para as pessoas é possível para Deus”.28Pedro disse: “Deixamos nossos lares para segui-lo”.29Jesus respondeu: “Eu lhes garanto que todos que deixaram casa, esposa, irmãos, pais ou filhos por causa do reino de Deus30receberão neste mundo uma recompensa muitas vezes maior e, no mundo futuro, terão a vida eterna”.

Jesus é abordado por um jovem homem rico que pergunta ao mestre o que deveria fazer para herdar a vida eterna. Jesus o questiona a respeito dos mandamentos, pois como judeu, sabia da importância de obedece-los. A reposta do jovem é que todos os mandamentos eram por ele observados e então Jesus diz que uma coisa faltava a ele: vender tudo o que tinha, dar aos pobres e seguir Jesus.

O que está acontecendo aqui é que Jesus identifica que o coração desse homem tinha outro Senhor, que em seu caso eram suas riquezas. E, pensando bem, não é difícil de encontrar alguém que tenha seu coração dominado pelo dinheiro, ainda mais em uma sociedade como a nossa.

Todos temos tesouros que ganham mais importância do que deveriam e frequentemente nos afastam de Jesus. No caso daquele jovem, o dinheiro era esse vilão, mas ao investigarmos nossa vida, poderemos encontrar outros “deuses” tomando o lugar do mestre. Para alguns a carreira, a fama ou reconhecimento, para outros, a casa, o carro, a família, as pessoas, cargo ministerial, moralidade, e assim vai. Sempre há algo ou alguém com poder de ocupar nosso coração e se tornar instrumento para nos afastar Dele.

A questão apontada por Jesus, é que, aquele jovem deveria compreender que não adianta de nada a obediência que não é acompanhada pela verdadeira devoção.

Jesus viu, entristecido, o jovem indo embora e acrescentou que há uma grande dificuldade para os ricos entrarem no céu, o que se refere a tal luta interior. A seguir é questionado por aqueles que estão ao seu lado: vv26 … “Então quem pode ser salvo? ”

A pergunta dos ouvintes de Jesus é importante, pois compreendendo o assunto tratado pelo Mestre reconhecem que todos os homens, vivendo nesse mundo caído, terão dificuldades em abrir mão de seus tesouros e seguirem a Jesus.

A tal pergunta Jesus responde categoricamente: vv27… “O que é impossível para as pessoas é possível para Deus” e assim nos ensina que Deus pode converter nosso coração e  mudar nossas prioridades de vida, nos fazendo deixar o que tanto amamos nesse mundo e nos colocando no caminho do discipulado, atrás de Jesus, nosso mestre.

Peço que Deus faça isso em minha vida. Sempre há algo querendo tomar o lugar de Jesus em meu coração.

E hoje oro pedindo ao Pai que o que é impossível para mim e possível para Ele aconteça, que todos os dias, meu coração se converta ao Senhor e eu o siga, como discípulo e servo. Se você se percebe assim também, oremos junto.

15 comentários

Pular para o formulário de comentário

    • Fernandes em 26 de agosto de 2019 às 16:27
    • Responder

    Gostei muito do texto. Parabéns

    1. Olá Fernandes. Obrigado pelo feedback.
      Abço

      • César em 27 de agosto de 2019 às 00:02
      • Responder

      Excelente reflexão! 🙏🏻

      1. Obrigado César. Grande abraço

    • Elizabeth em 26 de agosto de 2019 às 18:46
    • Responder

    Uau. Que texto edificante! ❤️🙏🏼👏🏼

    1. Obrigado Elizabeth. GD abraço

    • Gii Amorim em 26 de agosto de 2019 às 21:02
    • Responder

    Muito bom 🙂

    Que Deus nos ajude nessa conversão diária.

    1. Valeu Gi. Obrigado

    • Andressa em 27 de agosto de 2019 às 07:53
    • Responder

    Edificante, Deus abençoe querido.

    1. Obrigado Andressa. Forte abraço.

    • Antônio Borges em 27 de agosto de 2019 às 10:19
    • Responder

    Obrigado pastor!
    Excelente reflexão.

    1. Obrigado Antônio. Forte abraço

    • Kaio Faria Pinheiro Medeiros em 6 de setembro de 2019 às 10:48
    • Responder

    Muito bom esse texto, edificante! “Sempre há algo querendo tomar o lugar de Jesus em meu coração.”

    • Israel em 12 de setembro de 2019 às 09:49
    • Responder

    Parabéns pela mensagem, muito edificante… Que Deus seja o centro do meu coração!!!!

    você é um “mito”

    1. Olá Israel. Muito obrigado pelo comentário. Abraços

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: