ATÉ O QUE TEM SERÁ TIRADO

Marcos 4:25 – NVI

25A quem tiver, mais lhe será dado; de quem não tiver, até o que tem lhe será tirado”.

Não há dúvidas de que Jesus queria que as pessoas pensassem e crescessem no conhecimento e por isso investiu grande parte de seu tempo no ensino dos valores do Reino dos Céus. Utilizando as parábolas, se esforçava para que aqueles que o cercavam pudessem compreender a verdade das boas novas por Ele apresentadas, por isso, no texto bíblico, o saber e o conhecer são tidos como prioridades para a vida.

Eclesiastes 7:12 – NVI A sabedoria oferece proteção, como o faz o dinheiro, mas a vantagem do conhecimento é esta: a sabedoria preserva a vida de quem a possui.

E é nesse contexto que a palavra que Marcos registrou se encaixa, ou seja, quando se trata de sabedoria, conhecimento e discernimento, aquele que tem, deve usar e buscar mais, caso contrário perderá o pouco que tem.

Em nosso mundo moderno e ocidental, a sabedoria parece só ter valor quando proporciona àquele que a tem, algum benefício material. Assim, sempre nos espantamos diante da história de gente que foi inteligente e venceu na vida. Admiramos o Bill Gates, o Steve Jobs, o Mark Zuckerberg, o Abílio Dinis e até sobra admiração para quem foi “esperto” e mesmo de maneira ilícita conseguiu enriquecer, tipo Eike Batista e os poderosos presos na operação Lava Jato.

Mas o grande prêmio da sabedoria é a própria sabedoria e não aquilo que podemos “ganhar” com ela. A sabedoria, em si mesmo, é o grande galardão.Todo tipo de sabedoria nos faz bem. Desejar, buscar e usar o conhecimento acrescentam cada vez mais conhecimento a nós. Algo como uma lavoura, que só colhe muito quem muito planta.

Mas há um tipo de conhecimento destacado pela bíblia como o mais importante de todos:  O conhecimento de Deus, de suas palavras, de sua vontade, de seus valores e é esse o conhecimento que Jesus quer ver impregnado em seus discípulos. Para esse conhecimento também vale a regra, quando mais tenho e uso, mais receberei, quanto menos tenho e uso, menos terei e até o que tenho será tirado. Aí está a possível reposta aos que perdem seu desejo de andar com Deus.

O pouco que tinham não foi usado e até esse pouco lhes foi tirado.

Minha oração é que o pouco conhecimento que tenho, nunca deixe de ser usado e assim se multiplique mais e mais e as palavras de Paulo, que expressam seu desejo de ver os Colossenses crescendo diante de Deus, sejam uma grande verdade em minha vida.

Colossenses 1:9NVI – 9Por essa razão, desde o dia em que o ouvimos, não deixamos de orar por vocês e de pedir que sejam cheios do pleno conhecimento da vontade de Deus, com toda a sabedoria e entendimento espiritual.

category:

BÍBLIA

Tags:

8 Responses

Deixe uma resposta

Latest Comments

  1. Obrigado por essa reflexão só me faz estar mais disposta a obedecer e amar o Senhor Jesus.

  2. Oi Amiga Damaris. O privilégio sempre é meu. Obrigado por sua doação e entrega àqueles que precisam falar e agora…