ALHO E CEBOLA

Números 11:6 -NVI

6Mas agora perdemos o apetite; nunca vemos nada, a não ser este maná! “

O povo de Israel havia saído do Egito e iniciava sua caminhada em direção a tão sonhada Terra Prometida. Deus os havia livrado de maneira sobrenatural e garantiu que os acompanharia durante todo o trajeto, cuidando de cada detalhe, mas havia um problema sério:

Se Israel saiu do Egito, o Egito não saiu de Israel

Mesmo diante do suprimento diário de maná, enviado milagrosamente junto com o orvalho da noite, eles desejavam as comidas do Egito. O desejo de comer os peixes, pepinos, melancias, alhos, e cebolas era tão grande que a dor da escravidão não era lembrada.

O apetite superou o sofrimento e apesar de se tratar de uma história que nos causa indignação, são somos diferentes.

Nosso apetite também supera o sofrimento que em grande parte, se deve as más escolhas que fazemos. Impulsionados que somos por um apetite egocêntrico, tomamos as decisões de nossa vida tentando sempre nos satisfazer e assim, escolhemos caminhos que nos levam a escravidão, sofrimento e dor.

Ainda bem que as misericórdias do Senhor duram para sempre (Salmo 106:01) e se renovam a cada manhã (Lamentações 3:23) e assim, diante de nosso choro, desespero e arrependimento, como Israel foi livre do Egito, o Senhor nos dá sua porção de misericórdia.

Esse é nosso ciclo, desobediência, castigo, arrependimento e livramento.

É óbvio, que a escalada de tal ciclo e as consequências de nossos erros, diferem para cada um, mas essa é nossa história e nesse aspecto, somos bem parecidos com o povo no deserto e apesar dos avisos, (Hebreus 3:7-8 – NVI (…) “Hoje, se vocês ouvirem a sua voz,8não endureçam o coração, como na rebelião, durante o tempo de provação no deserto), nos comportamos da mesma maneira.

Não é difícil encontrar quem saiu do Egito, mas o Egito não saiu de dentro de si.

Continuam com o desejo e saudade dos alhos e cebolas do tempo da escravidão e assim, quando menos se espera, o ciclo se inicia novamente. Mais choro, mais dor, mais arrependimento, mais, mais e mais.

Minha oração é para que o apetite não supere o sofrimento e eu sempre aprenda com a dor pela qual já passei, assim, a terra prometida da relação com o Eterno fica mais perto a cada dia.

category:

BÍBLIA

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

Latest Comments

  1. Obrigado por essa reflexão só me faz estar mais disposta a obedecer e amar o Senhor Jesus.

  2. Oi Amiga Damaris. O privilégio sempre é meu. Obrigado por sua doação e entrega àqueles que precisam falar e agora…