APARÊNCIA

Marcos 7:5-23 – NVT

5Então os fariseus e mestres da lei lhe perguntaram: “Por que seus discípulos não seguem a tradição dos líderes religiosos? Eles comem sem antes realizar a cerimônia de lavar as mãos!”.6Jesus respondeu: “Hipócritas! (…) 14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Ouçam, todos vocês, e procurem entender.15Não é o que entra no corpo que os contamina; vocês se contaminam com o que sai do coração. (…) 18“Vocês também ainda não entendem?”, perguntou. “Não percebem que a comida que entra no corpo não pode contaminá-los?19O alimento não vai para o coração, mas apenas passa pelo estômago e vai parar no esgoto.” (Ao dizer isso, declarou que todo tipo de comida é aceitável.)20Em seguida, acrescentou: “Aquilo que vem de dentro é que os contamina.21Pois, de dentro, do coração da pessoa, vêm maus pensamentos, imoralidade sexual, roubo, homicídio,22adultério, cobiça, perversidade, engano, paixões carnais, inveja, calúnias, orgulho e insensatez. 23Todas essas coisas desprezíveis vêm de dentro; são elas que os contaminam”.

Ao ser questionado pelos fariseus a respeito do fato de seus discípulos não praticarem as rígidas cerimônias de purificação exterior, Jesus diz que esses homens são hipócritas, pois se preocupam muito com o exterior e muito pouco com o coração.

A seguir, Jesus explica a parábola ao povo e ainda mais detalhadamente aos discípulos, deixando claro que o comportamento deve ser acompanhado de corretos valores interiores, ou que não se deve ter uma preocupação com a imagem exterior se o coração está corrompido.

A religião nos propõe tal caminho: a atitude em detrimento do sentimento, a imagem acima do coração.

Na religião, fazer o correto se coloca acima do ter o correto interiorizado e então faze-lo.

Ao enfatizar a necessidade de se ter bons valores no coração, Jesus nos ensina a respeito da fragilidade das ações que são feitas sem o devido sentimento. Ações vazias de valores interiores não se sustentam, pois quando menos se espera, o “monstro” de cada um de nós se apresenta. Assim foi com os fariseus que se davam ao trabalho dos rituais, mas não faziam o bem nem a seus próprios pais.

Não é possível enfrentar esse monstro interior sem a ação regeneradora do evangelho que, através da palavra de Deus e da ação do Espirito Santo, purifica o coração humano.

Para Jesus, o ser é mais importante que o fazer, pois quem é, faz e faz do jeito certo!

category:

BÍBLIA

Tags:

4 Responses

Deixe uma resposta

Latest Comments

  1. Obrigado por essa reflexão só me faz estar mais disposta a obedecer e amar o Senhor Jesus.

  2. Oi Amiga Damaris. O privilégio sempre é meu. Obrigado por sua doação e entrega àqueles que precisam falar e agora…