O HOMEM INTERIOR

Lucas 6:45 – NVI

45O homem bom tira coisas boas do bom tesouro que está em seu coração, e o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração, porque a sua boca fala do que está cheio o coração”.

Alguém disse que “é possível mentir para alguns o tempo todo, e também é possível mentir para todos algum tempo, mas é impossível mentir para todos o tempo todo”.

Jesus sabe que para nós a aparência é muito importante e que aprendemos, maldosamente, a separar o interior do exterior. Assim, vivemos a ambiguidade de um personagem que representa, mas não é. Que aparenta o que não vive. Que diz, mas não carrega a mesma mensagem em seu interior.

Somos seres complicados e perdidos em um poço de hipocrisia.

O evangelho de Jesus, que nos propõe uma “metanóia”, ou seja, uma expansão de mente e uma reinterpretação de valores, nos ensina que nossa atenção deve ser voltada para a interioridade. Em diversas ocasiões Jesus nos mostra a importância do que está dentro do homem e não somente o que se pode ser visto e observado. Para Jesus, o que conta é o coração, o pensamento, a índole, o desejo, o sentimento. Se trata de um redirecionamento ao que na verdade, é o mais importante: o homem interior.

Quando Jesus diz que “o homem mau tira coisas más do mal que está em seu coração”, nos faz um alerta e também um convite a nos percebermos interiormente e nos preocuparmos com o que dirige esse ser interior, pois as coisas más, provém de um coração mau.

Assim uma boa prática é a análise constante daquilo que preenche nosso coração e perguntas do tipo: O que ocupa esse espaço que ninguém mais, a não ser Deus, pode ver? Devem ser feitas frequentemente, pois cabem muito bem para identificarmos, o que está estragado dentro de nós.

A boa notícia é que o homem pode ser transformado, não somente em sua aparência, mas também em sua essência e tal obra é feita pela ação do Espirito Santo e da palavra de Deus, que nos confronta e alinha com a vontade divina.

Bom, é ser aquele que se reconhece errado, e permite a troca de seus valores.

Ainda que isso seja difícil a todos e muitas vezes demande tempo, é o caminho da transformação autêntica que Deus deseja realizar em nós.

category:

BÍBLIA

Tags:

4 Responses

  1. Lendo novamente hahahah.

    “A boa notícia é que o homem pode ser transformado, não somente em sua aparência, mas também em sua essência e tal obra é feita pela ação do Espirito Santo e da palavra de Deus, que nos confronta e alinha com a vontade divina.” Nossaaaaaa! UAU 🙏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

Deixe uma resposta

Latest Comments

  1. Obrigado por essa reflexão só me faz estar mais disposta a obedecer e amar o Senhor Jesus.

  2. Oi Amiga Damaris. O privilégio sempre é meu. Obrigado por sua doação e entrega àqueles que precisam falar e agora…