AMIGO DE PECADORES

Lucas 5:30-32- NVT

30mas os fariseus e mestres da lei se queixaram aos discípulos: “Por que vocês comem e bebem com cobradores de impostos e pecadores?”.31Jesus lhes respondeu: “As pessoas saudáveis não precisam de médico, mas sim os doentes.32Não vim para chamar os justos, mas sim os pecadores, para que se arrependam”.

Os fariseus e mestres da lei, frequentemente questionavam Jesus a respeito de seu envolvimento com pessoas tidas como pecadores. Tais pessoas não eram bem aceitas pela sociedade judaica, ou porque seu jeito de viver as condenava cerimonialmente, era o caso das prostitutas, ou porque praticavam atividades que ofendiam o senso comum em Israel, caso dos cobradores de impostos.

Jesus não se incomodava em andar com tais pessoas, aliás, seu ministério e vida pública foram marcados por relacionamentos desse calibre. Jesus comeu na casa de Zaqueu, foi ungido com óleo por uma prostituta, entre seus discípulos estava o cobrador de impostos Mateus e outras pessoas, tidas como impuras, estiveram ao redor de Jesus e com ele conviveram.

Mas isso incomodava os fariseus.

Esses, achavam que um homem envolvido com a religião não poderia se relacionar com pessoas pecadoras, pois em seu entendimento, quem se envolve com pecadores, pode se tornar pecador também. A ideia desses homens era baseada na própria religião de Israel, que era excludente com aqueles que não se apresentassem adequados a ela. O conceito de que o limpo pode se sujar, era muito presente na lei de Moisés.

Mas para Jesus, o sujo em contato com o limpo, pode se limpar.

No evangelho do Reino de Deus, anunciado por Jesus, o Deus completamente puro e santo se relaciona com o imundo e com o sujo, levando a esses sua pureza e santidade.

O problema dos fariseus, era não entender que Jesus tem a capacidade de observar quem realmente somos, o que faz de nós iguais diante Dele. Para Jesus, fariseus, mestres da lei, prostitutas e cobradores de impostos estão na mesma categoria: pecadores.

A distinção que fazemos entre nós e os outros, entre os corretos e os profanos, entre os bons e os maus, Jesus não faz. Para ele, todo ser humano, apesar de pecador, é valioso o suficiente para ser alvo de seu amor. E é isso o que somos, pecadores que em contato com Jesus podem ser purificados e transformados.

Assim, se nos cabe algo a fazer, penso que não é se elevar acima de outros, mas sim se curvar diante do amor de Jesus e como Pedro (Mt 5:08) reconhecer que somente Ele é Santo e mesmo assim, se dirige a mim e a você para nos purificar com seu amor.

category:

BÍBLIA

Tags:

6 Responses

  1. Ótimo texto que serve para a nossa reflexão, nos dias atuais vemos o “peso” da religiosidade em muitos pessoas, onde há essa separação dos tipos “puros” com os pecadores, sendo que Jesus Cristo fez totalmente o contrário, amou e ensinou o amor as pessoas. Mandou bem na reflexão Hamilton, Deus abençoe!

Deixe uma resposta

Latest Comments

  1. Obrigado por essa reflexão só me faz estar mais disposta a obedecer e amar o Senhor Jesus.

  2. Oi Amiga Damaris. O privilégio sempre é meu. Obrigado por sua doação e entrega àqueles que precisam falar e agora…