OS POSTES DA MINHA RUA

Minha rua é uma rua comum, de uma vila comum, cheia de gente comum, aqui na Zona Norte de São Paulo.

No quarteirão temos: lojinha de material de construção; borracharia; boteco; igreja; casa feias; casas bonitas; casas pequenas; casas grandes e tudo muito comum.

Não sei bem porque, mas os carros passam sempre correndo, e as motos, com aqueles escapamentos “silenciosos” também, todo mundo tem pressa por aqui, a vida corre para todos, e não dá para esperar.

Muitas são as ladeiras castigantes aos transeuntes que levam suas vidas comuns. A vila é repleta de subidas e descidas e os buracos e as lombadas fazem o motorista sofrer. No alto, os fios, cemitério de pipas e de alguns tênis pendurados, formam uma bagunça orquestrada pelas empresas de energia e tvs a cabo.

E os postes… Bem os postes não são comuns, são lindos.

Sim, são feitos de cimento rústico e carregam aquelas placas de sinalização, mas na minha rua, alguém nos fez o favor, quase divino, de embelezar a feiura.

De um tempo para cá, percebi que os postes da minha rua estavam sendo delicadamente pintados. Não uma pintura qualquer, mas quadros feitos em postes. Figuras de flores, crianças, animais, tudo muito colorido e de muito bom gosto.

Não sei se outros moradores notaram, mais eu notei. Um, depois outro e outro, e agora, todos estão assim. Inicialmente fiquei pensando se era algo feito pelo poder público, mas o pensamento sem sentido durou pouco. O Estado não tem o costume de retribuir meus impostos adequadamente nem para proporcionar o básico, não iria decorar meus postes. Óbvio.

Então, só poderia ser uma iniciativa particular e um dia desses vi seu autor trabalhando. Um senhor, talvez com 60 anos, estava aplicando uma tinta cinza, usada como fundo. Outro dia, lá estava o pintor misterioso colorindo nossa vila.

Que bonito. Praticamente um Leonardo da Vinci e sua Mona Lisa. Deveria tê-lo abordado e conversado a respeito do projeto, infelizmente minha vergonha me impediu.

Bem, mas o registro fica aqui. Um artista anônimo, que embeleza minha rua, deve ser respeitado. Sei que alguns vão dizer que é só um poste pintado. Sim, é mesmo, mas a beleza está ali e me faz bem enxerga-la.

Para muitos, arte mesmo só de Vincent van Gogh, Picasso, Michelangelo, Portinari e outros grandes mestres. Nada de Romero Brito e muito menos de postes pintados. Só vale o clássico; especial; brilhante e opulento.

Penso que assim são alguns que só enxergam Deus em milagres e manifestações, pois sua percepção a respeito do divino, funciona baseada em sinais, luzes, barulho e uma grande carga emocional.

Sim, creio em milagres, mas entendo que se apresentam na exceção e não na regra e isso não é demérito nenhum. Banalizar a ação divina, “obrigando” Deus a fazer um supermilagre todo dia, para sustentar minha fé, me assusta.

Talvez o que falte seja uma Cosmovisão Cristã que permita enxergar que mundo bizarro é esse e que a regra seria a morte, a dor, e a destruição por completo. Mas, por misericórdia Dele, ainda se pode ver um lindo pôr do Sol, ainda se pode abraçar e alegrar, ainda se pode amar e viver coisas boas e ainda se pode ser alcançado por um milagre, seja lá o que isso signifique para você.

Embelezar o que é feio é uma capacidade divina e na realidade da existência complicada que vivemos, ou seja, na feiura da vida, é preciso prestar atenção para se ver os sinais de beleza; suavidade; delicadeza e do cuidado divino que não se pode desprezar. No cotidiano percebe-se Sua graça e misericórdia em coisas que podem parecer banais, mas não são.

Essa sensibilidade em ver o lindo no meio do caos é descrita pelo salmista quando diz:

Ao passarem pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes; (…) (Salmos 84:6-NVI).

Penso que ao ser assim, menos exigente e mais observador quanto a graça divina ao meu redor, a esperança não me abandona, pois posso abrir a janela da vida e ver sempre um sinal de que Ele a está embelezando, ainda que os outros achem que se trata somente de um poste colorido.

category:

VIDA

Tags:

2 Responses

  1. It’s very straightforward to find out any matter on web as compared
    to books, as I found this paragraph at this site. These are actually impressive
    ideas in regarding blogging. You have touched some fastidious things here.
    Any way keep up wrinting. Hello, I check your new stuff regularly.
    Your story-telling style is awesome, keep it up!
    http://house.com

Deixe uma resposta

Latest Comments

  1. Obrigado por essa reflexão só me faz estar mais disposta a obedecer e amar o Senhor Jesus.

  2. Oi Amiga Damaris. O privilégio sempre é meu. Obrigado por sua doação e entrega àqueles que precisam falar e agora…