OLHO POR OLHO?

Leon Tolstoi foi um escritor russo nascido em 1828, foi autor de obras renomadas como Guerra e Paz (1868) e Ana Karenina (1875). Próximo dos 50 anos de idade, é atingido por uma crise existencial profunda que o faz buscar no estudo da Filosofia e da Teologia as repostas que sua alma desejava, mas as acaba encontrando ao se relacionar com os pobres. Disse que “só a fé dava possibilidade de viver” e se converte ao evangelho de Jesus Cristo.

Se aprofunda no estudo das palavras de Cristo e em 1893 lança o livro “O Reino de Deus está em vós”. A obra tem como tema a validade relacional das palavras de Jesus no sermão do Monte, principalmente Mateus 5:39 – Não resistais ao mal – ou seja, não responda a violência com violência. O livro fez muito sucesso, ganhou fama mundial e foi traduzido para várias língua.

Em 1894 Mahatma Gandhi, o grande líder da revolução Indiana contra o império Inglês, ganhou um exemplar do livro e sua leitura veio de encontro a uma crise de ceticismo e dúvida pois Gandhi ainda acreditava na violência como resposta à violência. Mas aquelas palavras mudaram a vida do indiano que chegou a dizer: O livro de Tolstoi me curou do ceticismo e fez de mim um firme seguidor da AHIMSA, (em sânscrito, अहिंसा ahimsâ) um princípio ético-religioso adotado principalmente pelo jainismo e presente no hinduísmo e no budismo, e que consiste em não causar mal a outros seres vivos, seja com ações, palavras ou pensamentos.

Através da troca de correspondências, ambos se aproximam e Gandhi resolve aplicar o princípio da não violência na resistência contra o império britânico. Criou um corpo de ambulâncias para atender o exército inimigo, dirigiu uma seção da Cruz Vermelha, realizou atos pacíficos como vários jejuns.

Em 1947 a Índia se torna independente do domínio inglês.

Gandhi chegou a dizer:

“Não conheço ninguém que tenha feito mais para a humanidade do que Jesus. De fato, não há nada de errado no cristianismo. O problema são vocês, cristãos. Vocês nem começaram a viver segundo os seus próprios ensinamentos.”

Antes de mais nada, penso ser importante destacar que o assunto aqui não é a possível conversão de Gandhi, ou o fato do líder indiano ter abandonado suas crenças no hinduísmo ou não. Essa não é a questão e sim os efeitos das palavras de Jesus na vida deste homem que toma uma decisão impressionante ao adotar a política da não violência na guerra contra a Inglaterra.

Imagine seu país sendo dominado por outro que, na melhor das hipóteses, cobra impostos e determina os rumos da sua pátria tão amada. Então, em sua luta por independência você resolve não praticar a violência e ainda atender os soldados do exército ocupador. É disso que estamos falando.
Jesus ensinou a dar a outra face, a não pagar o mal com mal e a amar nossos inimigos. Pelo menos é isso que as palavras de Jesus dizem:

Mateus 5:38-48 – NVT


“Vocês ouviram o que foi dito: ‘Olho por olho, dente por dente’. Eu, porém, lhes digo que não se oponham ao perverso. Se alguém lhe der um tapa na face direita, ofereça também a outra. (…) “Vocês ouviram o que foi dito: ‘Ame o seu próximo’ e odeie o seu inimigo. Eu, porém, lhes digo: amem os seus inimigos e orem por quem os persegue. Desse modo, vocês agirão como verdadeiros filhos de seu Pai, que está no céu. Pois ele dá a luz do sol tanto a maus como a bons e faz chover tanto sobre justos como injustos. Se amarem apenas aqueles que os amam, que recompensa receberão? Até os cobradores de impostos fazem o mesmo. Se cumprimentarem apenas seus amigos, que estarão fazendo demais? Até os gentios fazem isso. (…)

Me impressiona a falta de repercussão dessas palavras no cristianismo que vivemos hoje dando a impressão de que foram tiradas do conjunto de instruções deixadas por aquele a quem chamamos de Mestre e não precisam mais de atenção e muito menos de obediência. E assim, descaradamente, selecionamos o que queremos ou não viver.

As declarações de alguns irmãos a respeito da barbárie ocorrida na prisão em Manaus, quando, durante uma guerra de poder entre facções, 56 presos foram mortos e muitos até decapitados, e do incidente envolvendo o líder da Igreja Mundial, Valdemiro Santiago, que foi violentamente atacado durante uma reunião; demonstram que os cristãos não entenderam muito bem o que é evangelho, ou pensam que conhecem o que na verdade não conhecem.

Sei que muitos vão dizer que se eu tivesse sido vítima de um do criminoso, poderia ter uma opinião diferente, mas a questão aqui não é minha opinião, mas o mandamento de Cristo e é isso o que importa.

Outros podem usar o fato do “apóstolo” estar se aproveitando da fé alheia para dizer que ele fez por merecer aquela dor e violência, mas a verdade é que não devemos pagar o mal com o mal e não há condições para isso ser feito, as palavras são absolutamente claras e diretas.

Ninguém disse que seria fácil, muito menos Jesus, mas é o caminho por Ele proposto e devemos, pelo menos, tentar segui-lo.

O interessante é o fato do sr. Valdemiro ter declarado perdão ao seu agressor e as imagens dessa declaração terem sido veiculadas por vários meios de comunicação, enquanto aqueles que o julgam e condenam por suas práticas religiosas declararem que se trata de vingança de Deus ou coisa parecida. “Nesse ponto” o religioso dá um banho de cristianismo em seus opositores.

Enfim, temo perceber que as palavras de Gandhi “vocês (cristãos) nem começaram a viver segundo os seus próprios ensinamentos” estão corretas.

category:

COTIDIANO

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

Latest Comments

  1. Obrigado por essa reflexão só me faz estar mais disposta a obedecer e amar o Senhor Jesus.

  2. Oi Amiga Damaris. O privilégio sempre é meu. Obrigado por sua doação e entrega àqueles que precisam falar e agora…