DESENTULHANDO

Como em todo final de ano, a gente se mexe para jogar fora aqueles moveis velhos, os entulhos do quintal e aquelas coisas que não servem para mais nada, afinal de contas, a casa tem que estar limpa para receber os amigos e a família, e precisamos deixar as coisas desobstruídas para o ano novo que vem ai.

Eu mesmo, acabei de chegar do posto de recolhimento desse tipo de material aqui em meu bairro. Comentei com meu filho que esse é um serviço fundamental para a cidade, pois todos têm coisas para jogar fora e não sabemos o que fazer com elas. Então penso que esse momento do fim de ano pode nos levar a analisar essa mesma situação em nossa vida.

Se a virada de ano serve para limpar a casa, serve para gente limpar a vida também.

Limpar aquela pressão que sofremos por causa dos desafios do ano. Me refiro a faculdade, o trabalho, o stress das cidades loucas em que vivemos, a cobrança por resultados, o fato de não termos alcançado o que queríamos alcançar e o próprio esforço de tentar alcançar algumas coisas nos pressionou durante o ano. Prazos, metas, resultados, conseguir, chegar lá, essas palavras estiveram em nossa cabeça o ano todo. Se conseguimos ou não dar conta do recado, agora não importa mais, o que precisamos é nos livrar do entulho dessa pressão.

Precisamos limpar nossas emoções. Fomos afetados pelas decisões, que tomamos ou não tomamos. Lembrando que não tomar uma decisão já é uma decisão. Brigamos, discutimos, discordamos. No trânsito, em casa, no escritório, na igreja, não interessa onde foi, isso nos custou emocionalmente, pois não somos robôs e nossa alma, ainda que alguns gostem de uma briga, clama por paz. E tudo isso entulha nosso coração e alma de coisas que precisam ser descartadas. Mágoas; dor; vingança; ódio; desprezo; esses sentimentos que tanto mal fazem a nós.

Creio ser importante limpar nosso jeito de pensar, que contaminado pela sociedade consumista que nos cerca, nos impõe padrões de comportamento a serem seguidos. Há uma verdadeira perseguição por novos adeptos desse modelo e não me escapa a memória a disputa por um aparelho de TV no dia da Black Friday. Esquecemos que a vida não é ter, mas ser.

É importante perceber que são essas coisas que, entulhando nosso coração, ocupam o espaço de uma melhor relação com Deus e com os outros.  Elas nos atrapalham, nos impedem de enxergar melhor a vida, de respirar adequadamente os bons momentos que temos com o próximo, de usufruir das alegrias e prazeres de um final de ano, que querendo você ou não admitir, é fruto da graça de Deus sobre nós.

Entulhos emocionais, sentimentais, comportamentais, podem e devem ser descartados sempre que possível, mas o fim do ano, pode ser um bom momento para isso tudo ser jogado fora.

Bem, o detalhe é:
Onde vou jogar esse lixo todo?

Como alguns mal intencionados, ou (como dizem meus amigos nordestinos), abestalhados, que enchem nossas ruas com o lixo que entope os bueiros, podemos jogar nosso lixo interior em qualquer lugar. Alguns escolhem o vizinho, e arrumam uma boa briga para descarregar, outros bebem até não poder mais achando que esquecer do ano difícil é o que precisam. Outros buscam a reclusão, crendo que podem reciclar todo lixo interior que possuem. Bem, penso que a coisa não se resolve dessa maneira. Entendo que esse fardo não pode ser administrado por nós, mas precisamos de ajuda. Não qualquer tipo de ajuda, mas da ajuda divina.

Entendo por ajuda divina, também, aquela que amigos, família e profissionais competentes podem nos dar, quando ouvem o que temos a dizer. Desembuchar o que está engasgado é excelente para nossa alma entupida. Portanto, recomendo o que a bíblia nos ensina quando diz: Portanto, confessem seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. (…) (Tiago 5:16, NVT). Um ombro amigo é fundamental.

Mas não posso deixar de falar sobre Aquele que o profeta disse que: (…) levou nossas doenças, nossas deformidades, tudo que há de errado em nós. (…)foram nossos pecados que caíram sobre ele, que o feriram, dilaceraram e esmagaram — nossos pecados! Ele recebeu o castigo, e isso nos restaurou. Por meio das feridas dele, somos curados. (…) E sobre ele o Eterno descarregou todos os nossos pecados, tudo que fizemos de errado. (Isaías 53:3-6, MSG)

Veja que texto esclarecedor, Jesus carregou sobre si o que eu e você deveríamos ter carregado. O castigo que merecíamos caiu sobre Ele, e assim fomos curados. Mas o incrível é perceber que essa ação receptiva, continua e o apóstolo nos recomenda: Lancem sobre ele toda a sua ansiedade, porque ele tem cuidado de vocês. (1Pedro 5:07, NVI)

Sim, descarregue sobre Deus sua ansiedade. Coloque esse lixo todo nas mãos Dele, deixe que Ele cuide disso, se entregue, se derrame, se alivie em Deus, porque Ele TEM cuidado de você. Pense que não se trata somente de algo que aconteceu, mas que continua acontecendo dia a dia. Todos os dias Ele está cuidando de nós.

Por isso, procure Jesus. Que seja uma simples oração, mas cheia de fé e disposição em deixa-lo agir e assim se iniciará um processo individual e profundo que nos liberta desses entulhos tão nocivos.

No fundo de seu coração, fale com Ele, que está pronto a nos ouvir e assim sinta-se aliviado das cargas e pressões desse fim de ano e de toda a sua vida.

FELIZ 2017

category:

DATA ESPECIAIS

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

Latest Comments

  1. Oi Amiga Damaris. O privilégio sempre é meu. Obrigado por sua doação e entrega àqueles que precisam falar e agora…

  2. Pastor querido, me emocionei lendo seu blog sobre o C.R. que privilégio fazer parte desta história, obrigada por tudooooo, vc…