NATAL 2015

É bem comum, em momentos como esse, que nossa atenção se dirija àquilo que é periférico. Sim o Natal, e outros momentos, tem algo central e coisas periféricas. O periférico é o que não tem tanta importância assim, mas enche nossos olhos: o que comemos, bebemos, compramos, ganhamos, obtemos, vestimos, vemos, e outras coisas do tipo.

Não estou dizendo que não devemos apreciar as coisas nesse momento. Nada de desperdiçar a chance de uma boa ceia natalina, dar e receber um bom presente, aproveitar uma promoção especial ou curtir as férias que tanto gostamos. Nada disso. Tudo isso é bom, mas é periférico. Sendo periférico, deve estar em seu devido lugar, na periferia de nosso tempo e dedicação.

Então a pergunta é: se existe algo central, que merece minha atenção nessa época natalina, o que é?

Melhor perguntar: Quem é?

Sim, estou falando de Jesus, pois a essência do Natal é Ele.

O apóstolo Paulo o descreve como:

(Colossenses 1: 15-20, NVT)

O Filho é a imagem do Deus invisível e é supremo sobre toda a criação. Pois, por meio dele, todas as coisas foram criadas, tanto nos céus como na terra, todas as coisas que podemos ver e as que não podemos, como os tronos, reinos, governantes e as autoridades do mundo invisível. Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele existia antes de todas as coisas e mantém tudo em harmonia. Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja. Ele é o princípio, supremo sobre os que ressuscitam dos mortos; portanto, ele é primeiro em tudo. Pois foi do agrado do Pai que toda a plenitude habitasse no Filho, e, por meio dele, o Pai reconciliou consigo todas as coisas. Por meio do sangue do Filho na cruz, o Pai fez as pazes com todas as coisas, tanto nos céus como na terra.

Se o Natal é a pretensa tentativa de comemorarmos o nascimento de Jesus Cristo, então Ele deve ser o centro de tudo isso.

Sendo Ele o centro, o que fazemos deve refletir o que Ele fazia. O que pensamos refletir o que Ele pensava. O que desejamos, o que Ele desejava. Pois quando comemoramos o nascimento de alguém, temos por princípio, dar atenção àquela pessoa, tentando realizar seus desejos. Assim os presentes, a festa, o recado no facebook, e tudo mais tem o objetivo de satisfazer o aniversariante.

Então, por que no Natal, tentamos nos satisfazer? Porque priorizamos o periférico, e esquecemos Dele, Jesus!

Penso, que se podemos dar um presente a Ele (sei que soa meio piegas, mas…), esse é um profundo desejo de colocar seus mandamentos em primeiro lugar. De priorizar o tipo de vida que Ele disse que devemos ter. E isso pode ocorrer qualquer dia, nem precisa ser no Natal.

Mas vamos lá, comer, beber, ganhar e dar presentes, e nos alegrar, pois esse dom da vida, também foi Ele que nos deu, mas não esquecendo, jamais, que Ele é o centro.

Feliz Natal!

category:

DATA ESPECIAIS

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

Latest Comments

  1. Oi Amiga Damaris. O privilégio sempre é meu. Obrigado por sua doação e entrega àqueles que precisam falar e agora…

  2. Pastor querido, me emocionei lendo seu blog sobre o C.R. que privilégio fazer parte desta história, obrigada por tudooooo, vc…