A GRANDE DIFERENÇA

Mateus 25:14-30 (NVI)

14″E também será como um homem que, ao sair de viagem, chamou seus servos e confiou-lhes os seus bens.15A um deu cinco talentos, a outro dois, e a outro um; a cada um de acordo com a sua capacidade. Em seguida partiu de viagem.16O que havia recebido cinco talentos saiu imediatamente, aplicou-os, e ganhou mais cinco.17Também o que tinha dois talentos ganhou mais dois.18Mas o que tinha recebido um talento saiu, cavou um buraco no chão e escondeu o dinheiro do seu senhor.19″Depois de muito tempo o senhor daqueles servos voltou e acertou contas com eles.20O que tinha recebido cinco talentos trouxe os outros cinco e disse: ‘O senhor me confiou cinco talentos; veja, eu ganhei mais cinco’.21″O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’22″Veio também o que tinha recebido dois talentos e disse: ‘O senhor me confiou dois talentos; veja, eu ganhei mais dois’.23″O senhor respondeu: ‘Muito bem, servo bom e fiel! Você foi fiel no pouco; eu o porei sobre o muito. Venha e participe da alegria do seu senhor! ’24″Por fim veio o que tinha recebido um talento e disse: ‘Eu sabia que o senhor é um homem severo, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou.25Por isso, tive medo, saí e escondi o seu talento no chão. Veja, aqui está o que lhe pertence’.26″O senhor respondeu: ‘Servo mau e negligente! Você sabia que eu colho onde não plantei e junto onde não semeei?27Então você devia ter confiado o meu dinheiro aos banqueiros, para que, quando eu voltasse, o recebesse de volta com juros.28″ ‘Tirem o talento dele e entreguem-no ao que tem dez.29Pois a quem tem, mais será dado, e terá em grande quantidade. Mas a quem não tem, até o que tem lhe será tirado.30E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes’ “.

Na parábola dos talentos, Jesus nos mostra a diferença gritante entre alguns que sabem viver, sabem seu lugar, enxergam a vida de forma mais simples e a vivem intensamente e outros que carregam pesos, mágoas, rejeições e complicam sua existência pois enxergam as coisas de forma errada.

Se pensarmos na parábola, podemos verificar nessa icônica história, que Jesus nos ensina que é preciso multiplicar os talentos que recebemos.

Faz-se necessário colocar a palavra multiplicação em seu devido lugar para não corrermos o risco de pensar em multiplicação como um fim. Multiplicar por multiplicar não significa muita coisa. Não deve ser o objetivo principal da vida. Lembre-se que o sábio Salomão disse em Eclesiastes 2:11 “Mas, quando pensei em todas as coisas que havia feito e no trabalho que tinha tido para conseguir fazê-las, compreendi que tudo aquilo era ilusão, não tinha nenhum proveito. Era como se eu estivesse correndo atrás do vento.” Definitivamente precisamos entender que multiplicar é encontrar o meu verdadeiro lugar na vida. É desenvolver meus talentos, é viver de forma produtiva.

Cada servo citado na parábola, recebe uma quantidade de talentos. Um recebe cinco, outro dois e outro um. Para muitos, já está evidente uma grande diferença no tratamento do Senhor para com seus servos, mas lembre-se que todos receberam o quanto lhe era possível. E a vida é assim. Uns recebem mais, outros menos, mas o fato do Senhor cobrar a todos, deixa tudo igual. E pode saber de uma coisa, todos recebem talentos. Todos recebem coisas da vida, todos recebem dons, dádivas, bens, valores. Venha de onde vier, tenha nascido onde for, o homem, que está sob a graça de Deus, sempre recebe talentos.

A diferença está em como tratamos o que recebemos e em como enxergamos o Senhor que nos dá esses talentos.

Na vida dos servos que multiplicaram seus talentos, encontramos a gratidão de terem recebido, a responsabilidade de fazerem algo com o que receberam, a disposição de trabalhar com o que receberam e alegria de apresentarem ao Senhor o que haviam multiplicado. Sendo essa, talvez, sua maior recompensa.

Na vida daquele que não fez nada, observamos o medo que tinha do Senhor, a ingratidão por ter recebido menos que o outros servos, talvez um desejo de se vingar, produzindo nada com o pouco que recebeu. A esse, foi aplicada uma lei da vida. Aquele que tem pouco, até o que tem lhe será tirado. Algo com o que nos deparamos no dia a dia.

Assim, fico pensando se estou cuidando dos talentos que o Senhor me deu. Mais do que foi dado a alguns e menos do que dado a outros, mas me foram dados e se quero ser feliz, preciso aprender a multiplica-los.

category:

BÍBLIA

Tags:

No responses yet

Deixe uma resposta

Latest Comments

  1. Obrigado por essa reflexão só me faz estar mais disposta a obedecer e amar o Senhor Jesus.

  2. Oi Amiga Damaris. O privilégio sempre é meu. Obrigado por sua doação e entrega àqueles que precisam falar e agora…